Desafio mundial propõe criar jogo de videogame em dois dias

games Jan 30, 2010
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Uma grande produtora de games leva, em média dois anos para desenvolver um jogo. A partir desta sexta-feira (29) até domingo (31), estudantes de todo o mudo terão apenas dois dias para se organizar e criar um jogo de videogame na Global Game Jam.

“O objetivo é unir pessoas ligadas ao desenvolvimento de jogos e dividi-las em grupos de trabalho para criar um game em 48 horas” conta Hamilton Lima, um dos organizadores do evento no Brasil. Não é uma competição, é um conceito de ‘jam’, de se juntar para desenvolver algo interessante”.

A maratona de desenvolvimento de games ocorre simultaneamente em 140 cidades espalhadas por 39 países, incluindo o Brasil. Por aqui, o desafio acontece no Recife, em São Carlos, no interior de São Paulo, em Curitiba e em Varginha, no interior de Minas Gerais.


O Global Game Jam , que está em sua segunda edição, apresenta um tema central e todos os participantes devem desenvolver um jogo baseado nele. Em 2010, o tema é “Decepção”. “Após a definição do tema, as pessoas são divididas em pequenos grupos para desenvolver alguns jogos”, explica Fábio Florêncio, organizador do evento no Recife. “Cada equipe precisa ter, no mínimo, um artista e um game designer”

Os participantes ainda recebem sub-temas conforme o fuso horário em que se encontram. No caso do Brasil, ele foi “limas, mímicos e tempos”. “Além de trabalhar com o tema principal, a equipe precisa focar em pelo menos um dos sub-temas, que precisa aparecer no game”, diz Florêncio.

Após a maratona de dois dias, os jogos desenvolvidos são enviados para uma comissão mundial, que irá avaliar o resultado do trabalho e disponibilizar os jogos para donwload no site oficial do evento. Não há um vencedor ou um perdedor. “É uma troca de conhecimento e de experiências no mundo dos games”, afirma Hamilton Lima.

Rio fica de fora

Com evento marcado para a Universidade Federal Fluminense, em Niterói, o Rio de Janeiro acabou ficando de fora, na última hora, da edição deste ano da Global Game Jam. “Infelizmente, não vai rolar no Rio. Como é época de férias, não conseguimos todas as autorizações necessárias para a realização do evento, em tempo hábil”, disse o organizador do evento no Rio, Hamilton Lima, acrescentando que está “negociando outro evento no próximo fim de semana”, para atender quem se inscreveu anteriormente.

De acordo com o professor Esteban Walter Gonzalez, do Departamento de Computação da UFF, no entanto, a falta de patrocínio e o período de férias na universidade inviabilizaram a realização da edição fluminense do evento este ano. “Como estamos em época de férias e é um evento sem recurso, tivemos dificuldade para conseguir suporte técnico e segurança. É bem chato, pois no ano passado, com patrocínio, foi uma superfesta”, lamentou.

O professor adiantou ainda que uma versão nacional do Global Game Jam deve ocorrer entre julho e agosto, e a UFF está conversando com outras instituições de ensino do país para ser um dos palcos do evento. 

Fonte: G1

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

1 comentário(s) para “Desafio mundial propõe criar jogo de videogame em dois dias”

  1. Edu @alves Says:

    Isso é muito fácil hehehehe!!!!!

Leave a Reply

Powered by WordPress | Theme by N.Design Studio Entries RSS Comments RSS
Free Web Hosting